Skip to content

Diferença entre Inbound e Outbound Marketing

O inbound e outbound marketing são ferramentas tradicionalmente utilizadas para captação de clientes, divulgação de produtos e serviços e realização de vendas.

Mas, qual a diferença entre elas e qual é a mais apropriada para sua empresa? A seguir, respondemos essas questões. Confira e conheça mais sobre ambas estratégias.


Inbound e outbound marketing: principais diferenças


Uma forma simples de saber as principais diferenças entre inbound e outbound marketing é conhecer essas estratégias. Veja, a seguir, o que é cada uma delas:

Inbound marketing


O inbound marketing é exclusivamente realizado no universo online, com a finalidade de influenciar a decisão de compra de clientes e potenciais clientes, sempre de forma sutil e não invasiva.

Para isso, trabalha-se com marketing de conteúdo, que consiste na criação e distribuição de conteúdo (texto, áudio, vídeo, entre outros formatos) com informações relevantes ao público-alvo da empresa.

Esse conteúdo normalmente ajuda a esclarecer dúvidas e solucionar problemas, por isso agrega valor, gera engajamento e ajuda a empresa a se tornar autoridade e referência no segmento de atuação.

Os resultados são positivos à empresa, que consegue estabelecer um relacionamento de confiança com seu público-alvo, aumentar sua taxa de conversão e realizar mais vendas.

É interessante ressaltar que projetos de inbound marketing são baseados em cinco etapas fundamentais:

1. Atrair visitantes ao site ou página, por meio da criação e distribuição de conteúdo;
2. Converter em leads (aqueles que demonstraram interesse num produto);
3. Relacionar, etapa que possibilita o amadurecimento dos leads e conhecimento de seu real interesse na compra de um produto, facilitando e garantindo maior assertividade numa abordagem;
4. Vender, com conversão do lead em cliente;
5. Analisar resultados, para otimizar o trabalho e aumentar ao máximo o retorno.

Outbound marketing


O outbound marketing é o marketing tradicional feito em mídias impressas e televisivas, podendo ser expandido, também, para campanhas de telemarketing e rádio, entre outras ações. É considerado invasivo, voltado para a comunicação em massa.

Sua finalidade é gerar divulgação e vendas de forma rápida, sem estabelecimento de relacionamento duradouro com o cliente ou geração de autoridade no segmento de atuação.

Na prática, significa que pode trazer resultados rapidamente, se a ação for bem desenvolvida e tiver sucesso, mas as chances de fidelização do cliente são reduzidas, a notoriedade da marca não é durável e não se tem resultados em médio e longo prazos.


Inbound e outbound marketing: qual escolher?



A escolha da estratégia perfeita a ser adotada deve levar em consideração alguns fatores:

1. Resultados: o inbound marketing entrega melhores resultados em médio e longo prazo, com a captação de clientes, estabelecimento de relacionamento duradouro, transformação da marca em autoridade, conversão em vendas e fidelização de clientes;
2. Custos: uma ação de inbound marketing tem custo baixo, principalmente em comparação ao trabalho de outbound marketing;
3. Mensuração de resultados: o inbound marketing possibilita a mensuração e análise de resultados, muitas vezes em tempo real, podendo alterar a estratégia imediatamente para atingir os objetivos desejados. No outbound marketing, a mensuração só é possível com pesquisas demoradas e caras.

Considerando esses fatores, o inbound marketing tem vantagem. Quer investir nessa estratégia? Contrate uma agência de inbound marketing!

Trackbacks

Nenhum Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Seqüencial | Discussão

Nenhum cmentários

Adicionar Comentários

Enclosing asterisks marks text as bold (*word*), underscore are made via _word_.
Standard emoticons like :-) and ;-) are converted to images.

To prevent automated Bots from commentspamming, please enter the string you see in the image below in the appropriate input box. Your comment will only be submitted if the strings match. Please ensure that your browser supports and accepts cookies, or your comment cannot be verified correctly.
CAPTCHA

Form options