Skip to content

Onde usar um portão pivotante?

O portão pivotante é uma das principais alternativas disponíveis no mercado. No entanto, não é todo mundo que sabe onde utilizá-lo. Este é o seu caso? Então, confira aqui onde usar portão pivotante e saiba em quais locais instalá-lo!


O que é portão pivotante?



Trata-se de um portão com abertura semelhante à de uma porta simples. A diferença está justamente no seu mecanismo de abertura, que é realizada por meio de pivôs.

O portão pivotante é um dos mais tradicionais em lares brasileiros e isso se deve ao fato de ser uma alternativa versátil, com bom custo-benefício.


Benefícios do portão pivotante



O modelo pivotante conta com o diferencial de oferecer benefícios específicos em relação a outros tipos de portões. O principal é o fato de não ocupar muito espaço físico quando está fechado.

Além disso, é uma alternativa que não demanda a instalação de trilhos, muito menos impõe um limite de altura de passagem, sem bloquear automóveis mais altos.

Há, ainda, outro detalhe que faz a diferença: o portão pivotante não ocupa espaço lateral, o que acontece com o portão de correr. Por isso, não demanda uma área maior para instalação.


Portão pivotante: onde usar?



O portão pivotante é uma opção versátil, tanto que sua instalação pode ser feita em diferentes locais. Por exemplo, dá para utilizar portões pivotantes em garagens residenciais.

Outras opções são o uso desse modelo em imóveis comerciais e em escritórios, bem como em empresas de prestação de serviço, garantindo uma proteção mais robusta dessas áreas.

Além disso, essa também é uma alternativa indicada para chácaras e sítios, contribuindo com a segurança desses locais, de modo a impedir que pessoas não autorizadas acessem as áreas.


O que você deve saber antes de escolher o portão pivotante?



Há um detalhe importante que muitos desconhecem sobre o portão pivotante: quando está aberto, ele pode ocupar uma parte da calçada, se a abertura for para fora do imóvel.

Isso é um problema se no local há um grande fluxo de pedestres, porque o portão bloqueará a passagem das pessoas ou as colocará em risco, uma vez que muitas tendem a contornar o portão pela rua, aumentando a chance de atropelamento.

Por isso, o portão pivotante costuma ser mais indicado para áreas em que há uma menor circulação de pessoas. Caso queira instalar essa alternativa e tiver espaço no imóvel, considere investir em um portão pivotante que abre para dentro.


Como escolher o portão pivotante perfeito?



Decidiu pela instalação do portão de garagem pivotante? Então, é importante escolher o modelo perfeito, o que poderá ser feito se considerar os seguintes fatores:

Área de instalação



Conhecer quais são as medidas da área de instalação é fundamental para saber se o portão pivotante cabe no local, bem como para solicitar orçamentos mais precisos. Por isso, sempre verifique com antecedência detalhes sobre a área de instalação.

Abertura do portão



Os portões pivotantes normalmente têm abertura para fora. Mas, dependendo da área de instalação, dá para escolher um com abertura para dentro, que é uma alternativa interessante se na região há um grande fluxo de pedestres.

Nível de segurança



O portão funciona como uma barreira física robusta, impedindo invasões no imóvel. Se quiser reforçar essa segurança, escolha um modelo de portão pivotante que ofereça o máximo de proteção.

Mas, qual é esse modelo? Simples: trata-se do que possui folha em grade, uma vez que oferece boa visibilidade da área externa, podendo identificar rapidamente movimentos suspeitos para agir de forma preventiva.

Também é fundamental que o portão pivotante tenha acabamento liso, para impedir escaladas, e material resistente a arrombamentos. E se lembre de um detalhe: o portão pivotante automático é a melhor opção!

A razão disso é simples: o portão automático possibilita a abertura e fechamento a distância, sem precisar sair do veículo, dando maior praticidade e segurança ao entrar e sair do imóvel.

Quantidade de folhas



No que se refere à quantidade folhas (parte móvel do portão), há duas alternativas: o portão pivotante simples e o portão pivotante duplo. Mas, qual escolher? Depende do espaço disponível. O duplo normalmente é indicado para fachadas médias e grandes. Já o simples é ideal para fachadas pequenas.

Qualidade



A qualidade é um fator primordial ao escolher, porque um modelo com essa característica dura muito mais e tem um melhor acabamento. Prefira o portão fabricado com aço galvanizado, que não oxida / enferruja.

Para assegurar um melhor acabamento e durabilidade, opte pelo portão com pintura eletrostática, que forma uma camada de proteção extra sobre o aço e aumenta sua resistência contra corrosões.


Comprar portão pivotante



Está em busca desse tipo de portão? A Dimatelas, que tem longa experiência em soluções para cercamentos, é o lugar ideal para você comprar portão pivotante!

Todos os modelos são fabricados em tubos galvanizados a fogo, que recebem pintura eletrostática epóxi, garantindo portões resistentes a danos e duráveis. Aproveite para comprar o seu!