Skip to content

Quantos exames da OAB têm por ano?



O Exame da OAB é uma prova obrigatória que deve ser prestada por bacharéis e estudantes do último ano da graduação em Direito no Brasil. Ela avalia a capacidade, conhecimentos e práticas exigidos para exercer a advocacia.

O Exame de Ordem OAB é realizado, em média, duas vezes ao ano, organizado pela Fundação Getúlio Vargas. O candidato que irá prestar o Exame, deve realizar a prova no Conselho Seccional da OAB da unidade federativa na qual concluiu o curso de graduação ou na sede do seu domicílio eleitoral.

A prova é dividida em duas etapas:

Na 1ª fase são 80 questões de múltipla escolha, que abordam todo o conteúdo estudado no curso de graduação em Direito. As questões são distribuídas entre as seguintes áreas: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Nesta etapa, cada questão vale 1 ponto, e é necessário acertar 40 ou mais questões para ser aprovado.

A 2ª fase é composta por uma prova específica, onde o bacharel em Direito deverá produzir uma redação de peça profissional e responder quatro questões discursivas sobre situações-problemas. A peça profissional vale 5 pontos e o candidato deve discorrer sobre um tema específico das áreas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário.

Nas questões discursivas o valor é de 1,25 ponto cada, e são apresentadas na forma de situações-problema. O candidato é avaliado levando em consideração a adequação das respostas ao problema apresentado.

Como se preparar para o Exame da OAB

Para garantir a carteirinha da OAB, o estudante de Direito, ou advogado já formado, precisa ser aprovado nas duas etapas do Exame de Ordem. Esse exame é a porta de entrada dos advogados na área profissional e por isso tem um destaque tão importante. Sendo assim, nada mais justo do que contar com algumas dicas de como estudar para a OAB.

Para estar bem preparado e seguro, o candidato precisa escolher o melhor curso preparatório OAB. Nesse sentido, os cursos online do Aprova Concurso são uma excelente opção para sua preparação. Com ele, você pode assistir as aulas e acessar os materiais de apoio no horário e local que desejar. Além disso, o custo é menor, em relação aos preparatórios presenciais.

Outra vantagem importante de ser destacada é que, nos cursos online, as videoaulas já são organizadas em formato de plano de estudos, você memoriza o conteúdo necessário para passar no Exame de Ordem, de forma rápida, direta, eficaz e sem perda de tempo.

Também é importante para a sua preparação treinar com questões e provas de exames anteriores para testar seus conhecimentos e diminuir o nervosismo e ansiedade que podem aparecer no dia do exame. Assim, você revisa os temas já estudados, tira dúvidas e ajusta o que for necessário para obter sua carteirinha da OAB.